9 Dicas para estudar só

by - sexta-feira, julho 14, 2017



Olá, leitores!

Por incrível que pareça eu já recebi várias perguntas lá no meu instagram sobre dicas de estudo, como estudar sozinho (que é o tema desse post 🙌), como estudar online, essas coisas. Eu já fiz um post aqui falando sobre o Descomplica, aquele curso pré Enem famosíssimo online, sabe? Inclusive você pode conferir ele aqui.

Bom, isso tudo porque eu estudei em casa ano passado com o Descomplica e, pra mim, minha pontuação foi incrível, e eu não queria manter meus métodos de estudo só pra mim, nada mais justo que compartilhar eles aqui com vocês também .

Hoje as dicas não precisam ser só pra o pessoal que vai fazer Enem esse ano, é como eu sempre digo: você pega as dicas aqui e adapta elas pra sua vida. Você pode usar alguma delas pra estudar pra uma prova que você vai ter, ou concurso, o que for, o importante é tirar algo de útil pra você desse post. Tá bem? Então tá show. Vamos às dicas:

1. P O S I T I V I D A D E

Mais clichê que isso impossível, e pode até ser que você não acredite nessas coisas, e tá tudo bem, mas pra mim isso foi muito real. Pensa comigo: quando você coloca na cabeça que estudar é chato, isso e aquilo, seus estudos não fluem e você acaba fazendo isso por pura obrigação. Lembrar que esse esforço vai te trazer bons frutos e uma recompensa incrível (seja entrar no curso dos seus sonhos ou tirar 10 naquela prova dificílima) vai te fazer estudar com muito mais interesse e vai ser tudo muito mais fácil.

2. A G E N D A

A minha querida agenda vai ser seu bem mais precioso nesse momento. Já contei diversas vezes aqui o quanto organização foi essencial para o meu desempenho e continuarei afirmando. Ser organizado e estipular horários para estudos, exercícios e etc., faz com que você seja bem mais produtivo. Respeitar seus horários e prazos também vai criar em você um hábito que será muito útil na sua vida, tanto acadêmica quanto profissional, acredite. Além disso, lembre-se que seu dia tem apenas 24h e dessas 24h você não pode estudar e se cobrar em todas, tenha em mente seus limites, ok? Farei um post melhor sobre isso depois.

3. I N T E R V A L O S

Essa aqui a gente faz com 0 esforço, né? Haha. Mas é muito importante mesmo você saber que estudar várias horas seguidas não é legal. Fazer intervalos para dar um descanso ao seu cérebro e ao seu corpo é essencial. O descanso é necessário para armazenar as informações no seu cérebro, além disso, uma boa dica é fazer uma atividade nesse período, brincar com seu cachorro, andar pela casa, o que seja, isso vai manter sua mente ativa. Outra coisa bem legal é que seu cérebro vai interpretar essa pausa como um incentivo, vai entender que depois do trabalho duro sempre virá a "recompensa", assim vai ficar cada vez mais fácil pra você estudar. 

4. A M B I E N T E

Encontrar um ambiente bom para estudar é essencial para a sua concentração. Aqui a regra é bem clara: o importante é achar um lugar calmo e tranquilo, que não distraia sua mente. E não só isso, fuja de locais muito confortáveis, lugares assim podem induzir o sono. Ah, e mais uma coisa: manter seu cantinho de estudos bem bonito e agradável aos olhos pode te inspirar a estudar, eu conto mais um pouco sobre isso nesse post aqui.

5. D E S E S T R E S S E

Esse item vem de mãos dadas com o nosso primeiro. Antes de sentar na cadeira e começar a estudar, respire bem fundo e tire todos os estresses e preocupações da sua mente, sei que é difícil mas é muito importante. Para estudar bem é preciso concentração. Lembre-se que aquele é o seu momento e não adiantará pensar nos problemas. Aliás, estudar pode ser a solução deles.

6. L A N C H O S

Falou de comida o sorriso já vem, né não? Haha. Deixar sempre por perto uma fruta ou um lanche (de preferência saudável, ein? Nada de coxinhas) e água evita que você se distraia pela fome ou tenha que levantar para comer, que pode ser mais uma distração. Além do que se manter bem alimentado e hidratado é importante para o cérebro absorver bem todas as novas informações.

7. R E E S C R E V A

Faça as famosas anotações, seja em post it ou no caderno mesmo, isso ajudará seu cérebro a memorizar os pontos mais importantes. Além disso, SE JOGA NAS CANETINHAS COLORIDAS, fazer anotações com cores é muito legal para a sua memória fotográfica, e não só isso, vai facilitar também na hora em que for fazer uma revisão das matérias.

8. F A Ç A  A S S O C I A Ç Õ E S 

Os famosos e deliciosos macetes. Isso mesmo, vai dizer que nunca fez uma musiquinha ou uma sigla pra memorizar algo importante? A ideia é essa mesmo. Abuse das siglas, músicas toscas e associações (eu mesma faço umas bem idiotas e funciona demaais), isso vai te ajudar a memorizar os nomes mais difíceis, termos chatos e assuntos centrais.

9. B Y E  B Y E  R E D E S  S O C I A I S

Elas são as MAIORES distrações na hora dos estudos. Além disso, estaremos abertos a receber mensagens e notificações de amigos a qualquer momento. Fala pra todo mundo o quanto isso é importante pra você e que precisa estudar. Uma boa dica é deslogar das redes sociais ou bloquear as notificações no seu celular, além do nosso amigo silencioso, não é mesmo? Isso foi muito importante pra mim ano passado e continuo fazendo uso desse esqueminha quando preciso me dedicar a algo importante, seja para estudar mesmo ou fazer algum job, essa dica será sempre de ouro.

O mais importante mesmo é você ter um foco e lembrar sempre o quanto isso é importante e será gratificante pra você. Adoro trazer posts assim porque sei o quanto cada coisinha dessas foi necessária pra mim, e o quanto sou grata hoje por ter colocado todas elas em prática, quero que cada pessoa que passar por aqui tenha essa mesma sensação. 

Tem outro post aqui falando sobre como o celular pode te ajudar nos estudos, vem dar uma olhadinha também, pode ser legal pra você 😀.

Me conta aqui embaixo se gostou dessas dicas e se já aplicava alguma delas nos seus estudos, vamos trocar uma ideia, ok? Esse post foi feito com muito carinho!

Um beijo,
Ju
⇾ copyright 
Ajudinha neste post:
foto: unsplash

Veja Também:

0 comentários