Como a internet/celular pode ajudar nos estudos

by - sexta-feira, junho 03, 2016


Oi gente!
Como já disse em tantos outros posts, estou me preparando para o vestibular (ENEM) e como isso é o que está mais ocupando meu tempo esses dias, resolvi trazer algumas dicas para você que também está no pique.
Primeiramente, sabemos o quanto a prova do Enem é cansativa e exige tanta paciência quanto cérebro, e a primeira dica já vai aqui: não deixe pra última hora! Estamos a 5 meses do Enem e já adianto: é pouco tempo. Você terá que ver assuntos esquecidos até na sua sexta série, e isso pode ser um problema que deverá ser resolvido.
Eu estudo em casa pelos cursos do Descomplica e estou me saindo bem melhor do que quando estava em aulas presenciais, tanto pela didática das aulas quanto pela minha maior dedicação, se quiserem posso fazer um post depois falando sobre o descomplica, já que eu sei o quanto é complicado se jogar no escuro em um curso com modo de estudo tão diferente, é só deixar registrado seu pedido nos comentários ;)
  Vamos às dicas:

1. Aplicativos + youtube: existem muuuitos aplicativos que você pode usar para resolver questões antigas do próprio enem e até para ver aula, juntamente com o nosso querido youtube, que serve demais nessas horas. Aqui vai uma lista de alguns aplicativos e canais no youtube que conheço e uso:

  • Aplicativos:
Hora do Enem
AppProva
Redação Nota 1000
Passei! Enem
Enem e Vestibulares 2016
(Todos gratuitos)

  • Youtube:
Ferretto (Matemática)
Prof. Jubilut (Biologia)
Me Salva (Geral)
Descomplica (Atualidades)


2. Técnicas de administração de tempo: Vocês não fazem ideia do quanto isso ajuda! Uma das mais famosas é a técnica pomodoro, você determina um tempo, por exemplo, para ver a matéria, dá um intervalo, faz exercício, dá intervalo, faz um resumo e dá um intervalo maior, depois vai pra outra matéria e continua o processo. Seu cérebro entende que fazendo aquela ação ele irá ser "recompensado", o que servirá de estímulo para que ele a execute melhor. Existem aplicativos para isso, mas você também pode usar o despertador do celular. Além de melhorar o seu desempenho, você vai se acostumando a fazer determinada quantidade de questões em tempos limitados.

3. Deslogue das redes sociais: Essa é essencial, você nunca vai se concentrar com o seu celular tocando o tempo todo por causa de notificação. Desative as notificações, saia das redes sociais, deixe o celular bem longe e no silencioso, ou até desligue, o importante é não ficar com o celular por perto para não ter a tentação de dar aquela olhadinha nos grupos ou no facebook, isso ajuda bastante.

4. Esqueça a calculadora: Essa é pra você de humanas que, assim como eu, não sabe nem fazer uma divisão decimal sem calculadora. Esqueça dela! Use todos os artifícios matemáticos do seu conhecimento para facilitar e agilizar a operação, existem muitos, muitos mesmo, isso vai lhe ajudar demais a melhorar a velocidade nas questões de exatas.

5. Faça uma redação por semana: Sim, gente, é preciso. Descobri que a melhor forma de aprender a fazer redação é fazendo redação. Não basta você saber todas as técnicas se não colocá-las em prática. Praticar vai melhorar o seu tempo, aprimorar suas técnicas e te deixar mais confiante. Além de que fazendo uma redação por semana em 5 meses, escolhendo bem os seus temas, pode ser que na hora do Enem você pegue um tema com o qual já teve contato, e aí é só: chora, concorrente.

É isso gente, espero que tenham gostado das dicas e, se quiserem mais posts como esse basta deixar o seu comentário aqui que analisarei todos eles com o maior carinho. Bons estudos, pessoal ♥.


Veja Também:

0 comentários